top of page
  • mriscado

Bogotá

Bogotá foi uma grata surpresa! Cidade organizada, limpa e acolhedora, mesmo dentro do caos de uma grande cidade latino-americana.

Meu roteiro teve três dias e meio de passeio pela cidade, o que foi suficiente para ver os principais atrativos da minha lista.

O primeiro passo para definir o roteiro pela cidade foi analisar os horários das atrações, pois várias delas não abriam em determinados dias.

As principais são:

• Museos del Banco de la Republica

Complexo de museus de excelente, com entrada gratuita e muita riqueza cultural. Infelizmente o Museo Casa de Moneda estava fechado para reforma (https://www.banrepcultural.org/bogota/casa-de-moneda)

Vale ressaltar que a última entrada acontece 1h antes do fechamento do museu. Vale checar a opção de participar de grupos guiados. Chegamos a pegar parcialmente a visita e foi muito interessante

Museu de Arte Miguel Urrutia (exposição permanente da Colección de Arte del Banco de la República e exposições temporárias) - https://www.banrepcultural.org/bogota/museo-de-arte

• Museo del Oro

Apesar de também pertencer ao Banco, possui localização, regras e horários diferentes dos demais, com entrada gratuita apenas aos domingos. Coincidentemente fui em um domingo e estava muito cheio, sendo assim, recomendo a ida nos demais dias.

• Catedral de Sal de Zipaquirá

Achamos mais cômodo fazer o passeio até a Catedral, ao invés de utilizar a opção de transporte. Fizemos com a Bogota Pass - https://bogotapass.com/tours-pass/mandotories-tour/saltcathedral-zipaquira/

Todas ficam bem no roteiro turístico e foram fáceis de visitar, com exceção da Iglesia Museo Santa Clara, que fica centro do complexo do palácio presidencial que estava com segurança reforçada graças às manifestações do primeiro de maio. Tentamos alguns dias acessá-la, mas todas as entradas estavam fechadas. No último dia conseguimos chegar até ela. Não sei se foi pelo esforço excessivo ou por ser a única que cobrava ingresso, mas achei que não valeu à pena. Apesar de bonita, é pequena e o ingresso custou COP 50.000, o que é elevado comparado aos custos na região.

Fui até a base do cerro de uber desde o hotel e optei por subir de funicular e descer de teleférico (a partida de ambos fica bem perto da bilheteria). Vale destacar que o teleférico te deixa mais próximo do mirante, então, caso não queira andar muito lá em cima, pode ser a opção mais cômoda. No entanto, caso queira fazer a Via Sacra, a melhor opção é subir de funicular e descer de teleférico, pois o funicular já te deixa no início da via. Na volta afoi possível pedir uber pelo Wi-Fi que funciona bem na praça da bilheteria.

• Free Walking Tour

Eu adoro fazer free walking tours para conhecer melhor a história dos lugares que estou visitando. Fiz dois tours com a Beyond Colombia, ambos no centro histórico. Um com overview geral da história e outro com foco na guerra civil colombiana. Achei ambos muito interessantes e recomendo para quem quiser conhecer mais da história do país. O tour geral já passa em vários pontos importante do roteiro como Centro Cultural Garcia Marquez, Plaza Simón Bolívar, Chorro de Quevedo. Claro que vários desses pontos voltei depois para apreciar e fotografar com mais calma!

• Outras dicas

O restaurante La Puerta Falsa é muito famoso e recomendado em vários blogs, mas é um restaurante muito pequeno. Diversas vezes que passei na frente dele a fila era desanimadora. Por sorte um dia passei e estava vazio e acabei entrando. A comida é ótima, mas não deixa nada a desejar para outros restaurantes também tradicionais e maiores que ficam ao lado, como o La Puerta de La Tradicion, onde experimentei tamal e bandeja paisa e estavam muito honestos.

Optei pela estadia no centro histórico (La Candelaria) e achei bem prático, já que sou mais diurna, foi ótimo estar perto das principais atrações durante o dia, apesar do centro ficar vazio à noite, pois muitos restaurantes fecham cedo (cerca de 19:30). Era mais fácil se locomover à noite para ir a qualquer restaurante de uber do que durante o dia com o trânsito intenso. Minha escolha foi o Hotel de La Opera e achei excelente! Ótimo custo-benefício, excelente café da manhã e localização muito central. Vale destacar que não é qualquer localização no centro que vale à pena. A região do museu do Oro, por exemplo, me pareceu menos policiada. Na minha avaliação, quanto mais próximo ao museu Botero melhor!

Durante toda a estadia nos locomovemos de uber de forma fácil, sempre usando o Wi-Fi dos lugares que estávamos (aeroporto, hotel, restaurante) não chegamos a habilitar o uso internacional do celular ou comprar um chip local.

Com relação à moeda, levamos dólares e trocamos um pouco (para gastos menores) em uma casa de câmbio do centro recomendada pelo hotel, mas alocamos a maior parte dos nossos gastos no Wise, onde conseguimos uma cotação muito melhor (tanto de real para dólar quanto de dólar para pesos colombianos). Fizemos o carregamento do cartão também em dólares. O cartão foi aceito em todos os estabelecimentos da cidade, mesmo nos menores.

Adorei a experiência em Bogotá! Muita história e arte por todos os lados!

Espero que você aproveite as dicas e a viagem!